quarta-feira, julho 02, 2008

Gosta de suas plantas?

Essa nossa mania humana de querer domesticar tudo... desde as pedras e “plim”, olha a roda aí gente!!! (tum-ticum-tum, dum-dum).
Mas vamos às plantinhas...
Tenho lutado para manter quatro vasos de diferentes plantas felizes e contentes, mas tenho perceptivelmente falhado, com exceção de uma (acho que a única que se compadece do meu esforço) todas estão capengas. Poxa, eram tão bonitinhas quando eram jovens vasos recém-chegados há um mês e meio atrás, e olha que já apelei para o uso de fortificante! Mas, como nós, elas têm suas particularidades, necessidades específicas... olha que grande descoberta!!! Dããã isso eu já sabia, o que eu não sei é o que cada uma precisa, quanto elas bebem, quanto se bronzeiam...
Com animais é bem diferente, eles não sabem falar, se bem que desconfio que o meu cachorro saiba e esconde o jogo pq faz parte do disfarce – isso conto outra hora, mas se fazem entender perfeitamente, se ainda tem água no potinho é que precisa trocar ou não estão com sede, se ainda tem comida a mesma coisa, mas aí é fome, se tem que fazer suas necessidades... tem a hora certinha ou aquele tom no latido dizendo “ei, vai ficar aí parada mesmo? Olha que vou fazer na sala” enfim, dá pra perceber.Eles sabem se expressar.
Mas as plantas não, elas simplesmente resolvem, murchar, amarelar, até que um dia você vê que já foi! E nada mais pode ser feito.

Não quero dizer com isso que não gosto de plantas, pelo contrário (pelamor salve a Amazônia) só que não levo muito jeito para cuidar delas, essa falta de interatividade me leva a cometer erros fatais.

Se você gosta de suas plantas então, definitivamente, não me peça para que as cuide!

Nenhum comentário: